sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

POP ART



ARTE CONTEMPORÂNEA





POP ART


Pop art (ou Arte pop) é um movimento artistico surgido no final da década de 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos. O nome desta escola estético-artística coube ao crítico britânico Lawrence Alloway (1926 - 1990) sendo uma das primeiras, e mais famosas imagens relacionadas ao estilo - que de alguma maneira se tornou paradigma deste - ,a colagem de Richard Hamilton (1922 - 2011): O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?, de 1956.

A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o sec XX desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de kitsch.


Diz-se que a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pos modernidade na cultura ocidental.


Hotkheimer e Adorno (1955)
, nos anos 80, cunharam o termo Indústria cultural. O conceito analisa a produção e a função da cultura no capitalismo e relaciona cultura como mercadoria para satisfazer a utilidade do público.
A defesa do popular traduz uma atitude artística adversa ao hermetismo da arte moderna.


Nesse sentido, esse movimento se coloca na cena artística como uma das mãos que não se movia. Com o objetivo da crítica Tônica ao bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, ela operava com signos estéticos de cores inusitadas massificados pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do quotidiano em tamanho consideravelmente grande, como de uma escala de cinquenta para um,objeto pequeno , e depois ao tamanho normal.


A pop art tem como objectivo o exegerar de um produto da sociedade de consumo da seguinte forma: repeti-lo vezes sem conta, dar lhes cores garridas e impróprias para a sua natureza real, aumentar-lhe o tamanho desmesuradamente. A pop art pega em coisas do dia a dia do cidadão algo a que subjacentemente esta imbuido de um grande valor, e a pop art ao repeti-lo ate à exaustão ou recria-lo em dimensões desmesuradas está a ridiculariza-lo e ao mesmo tempo a mostrar ao publico que aquilo apenas é só mais uma personagem publica ou uma peça de consumo. A pop art tem por objectivo desmistificar a coisa se é que assim se pode dizer.
A pop art tenta através destas técnicas retirar ou remover a importancia atribuida a determinado produto da sociedade de consumo.

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